segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ENSAIO SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS



“Diz o néscio: não há Deus”

Provavelmente Deus existe. Por isso não se preocupe e curta a vida.

Por que se Deus existe a vida tem sentido. A pulsação ardente da criação que gira em torno de sistemas e ecossistemas simétricos e perfeitos, seja na abóbada cósmica, seja no microcosmo atômico respondem a uma sincronia de forças e atrações obedientemente as leis naturais originadas por um inigualável Criador universal.

Por que se Deus existe é possível acreditar na caminhada humana rumo a uma restauração de seus mais sublimes sentimentos e afetos. Mesmo que erros cíclicos na história nos abalem e entristeçam, todavia existirá sempre a perspectiva não apenas de anos melhores nos advindo, mas de pessoas melhores sendo construídas pela experiência escolar da vida.

Por que se Deus existe o final translúcida – se em nova existência, em dimensões não imaginadas e incomparáveis ao mundo palpável que hora nos cerca. Existindo Ele, toda a funcionalidade lógica do que fomos, do que somos e do seremos torna-se plenamente inteligível e aceitável.

Mas o néscio diz: Não há Deus! Corrompem – se e deixam – se corromper.

A vida perde a função de vida. Tornando - se apenas um momento biológico.

E toda simetria, sincronia, sinfonia cosmológica perfeitamente harmônica é um estupendo fruto do acaso, disfuncional, desproposital e acidental.

Que belo e complexo acidente!

Vem de uma reunião regada a álcool num pub inglês a mais nova onda intelectual de negação da existência de Deus. A coisa ganha contornos de uma apologia salvacional, como se fossem salvar o homem da idéia de Deus. O que me deixa impressionado é a soma das doações e a velocidade com que elas chegam aos cofres desse movimento anti - Deus. Numa época de crise financeira sem precedentes, e onde pessoas padecem das mais necessárias necessidades, indivíduos torram consideráveis somas de dinheiro para defender a mais esdrúxula das teorias.

Esse tipo de movimento não tem nada de novo. Em todos os tempos sempre houve que intente contra a existência de Deus. A própria Bíblia já nos adverte do surgimento de tais ideários. Por isso não tenho a menor intenção de persuadir quem quer que seja para provar de alguma forma a existência de Deus. Apesar dos argumentos ontológicos, filosóficos e lógicos de sua existência não cederei a polêmicas, mesmo porque admiro grandemente os que se dizem ateus.

Admiro?!?!

Sim!!!

O movimento ateísta tem em si um paradoxo sem igual. Ninguém combate o que não existe. As campanhas milionárias para provar a não existência de Deus trazem consigo a reboque a necessidade de sua existência como inimigo figadal do movimento. Ninguém cria uma campanha onerosa para provar que o papai Noel é uma invenção, que o lobisomem ou o saci não existem.

Isso é admirável! Lutar contra algo que não existe.

Outra coisa que me causa admiração nos supostos ateus é a fé.

A fé????

Sim!!!

Crer que toda essa complexidade do universo, sejam as nebulosas como Andrômeda, nascedouro das estrelas, sejam as bactérias e suas organizadas formas de vida, sejam a fauna a flora e suas diversidades coloridas, seja o olhar apaixonado de uma criança por sua mãe ao nascer, que tudo isso foi obra do acaso é ter uma fé sem medida, ou, em ultima hipótese, criaram um novo deus: o Acaso.

Mas, certamente Deus existe, por isso não me preocupo curto a minha vida desenvolvendo a cada dia o amor a Ele e ao meu próximo, porque nisso está o sentido da vida.

N’Ele, que É o que É.

Soli Deo Glória.

3 comentários:

cincosolas disse...

Jofre,

Ótimo artigo. Em Luta contra o nada? faço uma chamada para ele.

Que o Senhor continue te abençoando.

Soli Deo Gloria!

Clóvis

Alessandro disse...

Olá!

Estou aproveitando este espaço para divulgar o blog "Salvos Pelo Amor!"

Não deixe de conferir!

Abraço.

http://salvospeloamor.blogspot.com/

Gui* disse...

Jofre, admirável seu texto. Que Deus esteja sempre usando-o como instrumento DELE ´para conduzir o evangelho. Bem, queria muito colocar o seus texto no meu blog. Caso não possa me avise, que eu retiro do blog. Mas eu vou colocar o texto lá, com seu nome e link do seu blog, para aqueles q lerem verem q foi vc quem fez. Tudo certo? Obrigada