sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O CAMINHO DE DEUS EM TEMPOS DE CRISE


O mundo experimenta mais uma de suas crises.
Essa, fabricada pelos laboratórios econômicos e engordada nos escritórios de especulação financeira e que de alguma forma escapou ao controle (será?), e atingirá a todos; poderosos e emergentes, democratas e tiranos, oriente e ocidente, sul e norte, sem exceção todos sentirão seus nocivos efeitos.
Na era informação rápida e que as pessoas estão concatenadas com o que acontece em qualquer parte do planeta, através dos meios de comunicação que reduziu o mundo e aumentou a notícia, a “crise” virou o assunto da moda, a manchete resistentemente diária e ideológicamente conflitante. Está conosco no café da manhã, no jornal do meio dia, no horário nobre da TV e até no jornal do fim da noite sua presença é marcante.
Para fazer com que a situação pareça ainda mais apocalíptica, os preparativos para as festividades de natal e fim de ano são ameaçados pelo fantasma incógnito do ano novo amedrontador.
Alguns me perguntam sobre o caminho de Deus em tempos de crise.
Ora, a crise é um ótimo caminho para Deus.
Há um antigo provérbio oriental que diz: “As crises são oportunidades”.
O lema dos vitoriosos é: “No fracasso é que se encontra o caminho para o sucesso”.
Então, essa crise de agora, que ainda não atingiu a sua plenitude, já nos faz refletir nos paradoxos de nossa vida de altíssimo consumo e de estonteante modernidade. O remédio usado pelas economias mais poderosas do mundo é aquele que era tachado de veneno quando um país do terceiro mundo usava: a intervenção na economia.
Os bilhões e bilhões desembolsados pelos governos mundo afora para socorrer o sistema jamais seriam usados para socorrer seres humanos ou melhorar o meio ambiente. Esse dinheiro sempre esteve lá, guardado, como parte de um sistema cruel que superlativiza coisas, e que desvaloriza a vida.
Essa crise nos faz refletir no consumo desenfreado de cada um de nós como parte de um todo. Em nossos excessos diários e supérfluos. Na valorização hiperbólica do que é perecível e desnecessário, enquanto os princípios e virtudes foram sistematicamente desprezados.
Se eu temo a crise?
Temo, sim!
Um pouquinho. Não sou de ferro!
Mas estou em Cristo! E Ele, que supera qualquer crise e, que na crise da cruz construiu um caminho para a glória e, me ensina a oportunidade da fé na providência: “Olhai as aves do céu. Olhai os lírios do campo. Onde estiver o teu coração, aí estará também o teu tesouro” (Mateus 6.19-21: 26-28).
Então sossego.
Calma, não fico amorfo nem paralisado. Trabalho, produzo, leio, estudo, busco e observo as oportunidades em minha volta, porque o caminho de Deus em tempos de crise é a oportunidade da fé naqu’Ele que É tudo em todos.
Ah! Existe ainda outro fator interressante: essa crise foi uma oportunidade para os Estados Unidos (e o mundo) se livrar do Bush, e fazer história elegendo Obama.
Torço muito para que Obama faça um excelente governo. A Bíblia nos ensina a orar pelos governantes. O que me preocupa é que essa Obamania não faça com que ele pense ser mais do que ele é.
O caminho de Deus em tempos de crise é FÉ, PROVIDÊNCIA E AÇÃO.
Naqu’Ele que É o que É.
Soli Deo Glória.

Nenhum comentário: