segunda-feira, 9 de junho de 2008

NÃO ESQUEÇA!



O Evangelho que escreveu o apóstolo João tem uma inigualável centralidade na pessoa divina de Jesus. Nenhum outro livro da Bíblia trás uma definição tão profunda do homem-Deus que Ele é. Em nenhum outro livro Ele recebe tantos nomes simbólicos para representar os aspectos de sua personalidade divina; ora Ele é o pão da vida, a luz do mundo, o cordeiro de Deus, e etc...

O capítulo 15 nos impacta pela analogia agrícola que Cristo faz de si mesmo e nos convida a refletir em 7 revelações que não devemos jamais esquecer.

Não esqueça de Deus, o Pai.

“O meu Pai é o agricultor”. Há uma grandiosa revelação da natureza de Deus através do próprio Cristo. Ele nos ensina sobre o aspecto criador do Pai, comparando-o a um agricultor responsável por uma vinha. O Pai é o planificador transcendente e incognoscível que fez surgir do nada todas as coisas pelo poder da sua Palavra. Ele é aquele que chama as estrelas do céu, uma a uma pelo seu nome, e nenhuma delas foge do seu poder. Por isso, não esqueça do Pai.

Não esqueça de Jesus Cristo.

“Porque sem mim nada podeis fazer...”. O Deus-Pai transcendente e incognoscível torna-se imanentemente conhecido em Cristo Jesus, o Deus-Filho. A única forma de conhecer esse Deus supremo e Todo-Poderoso é permanecer em Cristo. A única forma de ser transformado no novo homem é permanecer em Cristo. Não existe cristianismo sem que o cristão não esteja permanentemente em Cristo. E cai por terra toda e qualquer espécie de idolatria ou culto a qualquer outra pessoa que não seja Jesus Cristo, aquEle que é o caminho, a verdade e a vida. Por isso, não esqueça de Jesus Cristo.

Não esqueça do Espírito Santo.

“Quando vier o Consolador, o Espírito da Verdade”. O Espírito Santo é aquEle que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Ninguém tem condição de compreender coisa alguma de Deus, ou de Cristo se o Espírito Santo não trabalhar em seu coração, em sua alma. Ele é quem consola e é quem intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Ele procede do Pai e do Filho, e é igual em essência e poder. Estar com aqueles que receberam a Jesus como o seu Salvador e nos fortalece e consola. Por isso, não esqueça do Espírito Santo.

Não esqueça da Palavra (a Bíblia).

“Vós já estais limpo pela Palavra...”. A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada é a revelação especial de Deus para nossa vida. Jesus afirma que as palavras que Ele proferiu, e que estão registradas nesse livro, são Espírito e vida. Ela é a nossa única regra de fé e prática. Quem por ela pautar sua existência jamais será abalado e o conhecimento do Senhor o guiará como bem registrou o salmista nos salmos 119.105 “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos”. Por isso, não esqueça da Palavra de Deus, a Bíblia.

Não esqueça da Igreja.

“Eu sou a videira, vós, os ramos”. Não se trata de uma instituição humanizada, dogmatizada, paradigmática e muitas vezes estatizada. Mas, trata-se de uma comunidade que mesmo estando no mundo não mais pertence a ele. Uma comunidade de pessoas que foram feitas amigos de Jesus, e por essas pessoas ele entregou a sua vida numa cruz. A igreja é a comunidade de pessoas escolhidas por Deus, através de Cristo e guiadas pelo Espírito que receberam a missão de guardar os mandamentos do Senhor e proclamar o seu Reino. Não deve ser conhecida pelo seu aparato teológico-fiilosófico, nem pela sua pomposidade institucional, muito menos pelos números e numerários, mas, deve ser conhecida pelo amor que reina entre os seus, tornando o Deus invisível, visível através do amor. Essa igreja não tem placas, pois é composta pelos que foram chamados (escolhidos) em todos os tempos e lugares para formar um corpo, o Corpo de Cristo. Por isso, não esqueça da Igreja.

Não esqueça de você.

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando”. Lembre-se que o Evangelho de Cristo não negocia nem perde tempo e energia com indagações filosóficas, ele é imperativo e taxativo sobre a condição do homem: pecador, destituído da glória de Deus. Porém, em Cristo, através da obediência aos seus mandamentos, somos feitos amigos de Deus, há uma reconciliação plena, aponto de deixarmos a condição de criaturas e sermos feitos filhos de Deus. Éramos desesperadamente perdidos, mas com Ele (Jesus), somos maravilhosamente salvos. Saiba que Ele te ama e por esse amor entregou a sua vida para uma morte de cruz. Por isso, não esqueça de você.

Não esqueça do propósito final de Deus.

“Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora”. Deus tem um propósito final para a sua criação. Regenerar um povo através do seu Filho, e quando estiver cumprido o número destes, o Senhor virá com poder e glória para estabelecer o Reino eterno. E nesse dia, que não estiver na videira verdadeira, será lançado fora. Essa é uma realidade inegociável do testemunho de Jesus. Ele, em breve, voltará. Por isso, não esqueça do propósito final de Deus.

Jamais esqueça de Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, a Bíblia, a Igreja, você e o juízo final.

NaquEle que nos fez seus filhos.

Um comentário:

Amar é Viver disse...

Olá Jofre também gostei muito desta postagem, nos faz pensar e rever coisas que fazemos ao dia-a-dia enão nos damos conta de que estamos ferindo a Deus.
obrigada por mais uma lindas palavras.
Fica com Deus.